quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Educar o educador


Aprender a ensinar

Uma das principais transformações pela qual a educação deve passar é a integração de pais, professores, funcionários e alunos.

A educação tem que se dar através da contextualização das vivências dos membros envolvidos nesse processo.

Através de uma comunicação mais aberta e de uma motivação constante o aprendizado é mais amplo e prazeroso. A integração do objeto de estudo nas áreas cognitiva, afetiva, social e ética nos possibilita desenvolver habilidades do professor e do aluno, tornando o objeto de estudo mais próximo da vivência do aluno.

É importante termos educadores que facilitem o processo de organizar a aprendizagem, que valorize mais a busca que o resultado pronto, o estímulo que a repressão, o apoio que a crítica.

Devemos ter consciência que só conseguimos ensinar até onde conseguimos aprender, e se temos dificuldades de ensinar é porque entre outras coisas aprendemos pouco até agora.

Devemos admitir que a aprendizagem é um processo infinito e constante.

Ensinar não é só falar, mas sim fazer o aluno acreditar no que falamos. Ensinaremos melhor se mantivermos sempre uma atitude crítica em relação a nós mesmos e aos que nos rodeiam, devemos ser livres e educar para a liberdade, devemos nos livrar dessa educação arcaica e autoritária só podemos transformar a sociedade se formos seres livres, críticos e pensantes.

Nenhum comentário: